Outro post sobre culinaria??? É verdade para além das artes manuais, adoro cozinhar sempre foi uma paixão, o problema é que com a filhota o tempo nem sempre dá para grandes cozinhados, ou pelo menos para tirar fotos, e acabo por raramente postar sobre culinária.

Como disse no post anterior tinha que gastar umas laranjas azedas que andavam lá por casa, para além do pudim, do post anterior, decidi fazer um lombo de porco com laranja à minha moda. Digo à minha moda porque não segui nenhuma receita foi apenas feito conforme o que me ia surgindo na cabeça.

O da foto ficou um bocadinho tostado demais, mas é o que faz ter que fazer jantar ao mesmo tempo que se dá banho à filha, e se estende roupa, etc…..ehehehe

Receita:

1 lombo de porco ( para 4 pessoas)

sal qb

pimenta qb

sumo de tres laranjas

1/2 copo de vinho branco

pimentão doce qb

louro ( 1 a 2 folhas)

Alho ( 2 a 3 dentes)

Azeite ( 1 colher de sopa)

Numa taça coloca-se o lombo que se tempera com uma pasta que se fez com os indredientes ( sal, alho, pimentão, pimenta, louro e azeite)  descritos, rega-se com o sumo das  laranja e com o vinho branco e deixa-se marinar uma meia hora. Depois coloca-se num pirex o lombo, bem como o molho da marinada,  leva-se ao forno e vai-se regando com o molho. Caso o molho resuma muito, colocar mais sumo de laranja e vinho branco.

Entretando preparar o acompanhamento. Lavar muito bem batatas pequenas, dar um pequeno corte na casca e colocar a cozer. A meio da cozedura do lume,  retirar a pele e envolver cada um das batatas já sem pele, com uma fatia de bacon, prender com um palito.

Qdo o lombo já estiver quase pronto, fatia-se, coloca-se de novo dentro do pirex, colocam-se as batatas à volta e vai novamente ao forno para acabarem de cozer e o bacon ganhar cor, continua-se a regar tanto a carne como as batatas com o molho .

Serve-se com uma salada variada.

Bom Apetite

Alda

Anúncios