Das prendas que fiz estes ano para oferecer neste natal, aqui fica a ultima  compota de abobora com noz, e licor de limão.

Para as compotas utilizei uns frascos de iogurtes que se vendem no Jumbo, que são de vidro e têm tampa. Para o licor usei uma garrafa que tinha em casa com caramelo liquido. Aproveita-se para reutilizar embalagens e oferece-se uma prenda feita sem duvida com muito carinho.

Depois para ficarem bem mimosos enfeitei os frascos com figuras alusivas à época feitas também por mim em feltro.

No fim coloquei numa caixa de cartão que comprei numa das muitas lojas dos chineses, em tons vermelho com estrelas e dei o toque final com um bonito laço em prateado. ( pena que não fiquei com foto do embrulho).

Esta dica de presentes retirei do blog da http://economiacadecasa.blogspot.com , tem sem duvida ideias geniais de como fazer prendas originais sem gastar muito.

Este ano como não tive muito tempo para preparar tudo apenas fiz um cabaz, mas estou seriamente a pensar organizar-me melhor no ano que vem e dar mais cabazes deste genero a muitas mais pessoas.

Deixo-vos então  as respectivas receitas caso queiram fazer para consumo proprio ou também para ofertar alguém.

Compota de abobora e noz

Eu fiz a minha na MFP, mas penso que podem fazer como habitualmente.

ingrdientes:

800grs de abobora limpa de casca e pevides

400grs de açúcar ( eu fiz com açucar amarelo)

2 paus de canela

meia chavena de nozes picadas grosseiramente

Começa-se por ralar a abobora, como se rala cenoura para uma salada. Depois coloca-se a abóbora ralada, o açúcar e os paus de canela na cuba da MFP ou em alternativa no tacho. Na MFP programa-se para compotas e deixa-se fazer dois ciclos, no tacho vai a lume brando mexendo de vez em quando com uma colher de pau. quando ja tiver pronto adiciona-se as nozes, como o doce ainda esta quente absorve muito bem o sabor das nozes. Coloca-se nos frascos e deixa-se arrefecer.

Licor de limão caseiro

Ingredientes:

8 Limões  

  2 Chavenas de açúcar

3 chavenas de aguardente

Lave os limões, descasque-os, aproveitando só a parte amarela das cascas. Corte-as em tirinhas e deite-as num frasco. Junte o açúcar e a aguardente. Deixe de infusão durante 20 dias. Agite a mistura todos os dias. Coe o licor e deite-o numa licoreira.

( nota:  Pode-se fazer o mesmo com casca de laranja e tangerina e fazer licor de laranja ou tangerina respectivamente.)

Espero que tenham gostado e que experimentem.

Alda

Anúncios