Tenho uma horta na varanda. Bom!!!, Na realidade não é uma horta, mas sim vários vasos com diversas coisas semeadas.)

 Numa altura em que as hortas urbanas, e não só, estão na moda, em que se dá mais importância ao cultivo quer por necessidade, quer por outras questões, porque não começarmos também nós, a ter pequenas hortas em vasos na varanda? Sempre podermos comer algo que semeamos e cuidamos com tanto carinho e mais importante sem adição de químicos.

 Claro que se estamos a espera de depender da horta da varanda, iremos ficar esfomeados. Mas é sem dúvida uma experiência incrível, o desafio ver crescer estas plantas todas na varanda e um prazer indescritível quando se come o que se colhe (mesmo que pouco). É uma horta muito especial porque se situa na minha varanda que tem um pouco mais de 3m2, em que tivemos que gerir o espaço entre horta, espaço para o estendal da roupa, móvel para as ferramentas do meu marido, e a separação da reciclagem. Pelo que a solução teve que ser uma horta vertical, para assim aproveitar mais espaço.

Imagem

Imagem

 Neste momento nesta pequena horta, já tenho 4 pés de tomate Cherry,7 pés de alface, Rucula, e algumas aromáticas (hortelã menta, cidreira, salsa e tomilho). E ainda dois vasos vazios a espera de novas sementes.

Imagem

Imagem

No caso das alfaces, e tomateiros, já comprei os pés prontos a plantar numa feira/mercado, o que facilitou, pois foi só transplantar para um vaso e cuidar. Mas já fiz uma sementeira de alfaces, para quando as outras estiverem prontas, ter novas plantinhas para as substituir.

 No caso das ervas aromáticas, podem sempre comprar a plantinha já crescida em vasos e depois transplantar para um vaso maior ou começar por fazer pequenas sementeiras. Eu optei por comprar já a plantinha, pois permitia-me usar de imediato nos cozinhados.

Imagem
Eu estou entusiasmada e cheia de confiança nesta minha pequena horta. Que para além de nos dar a alegria de ver algo a crescer, traz-nos ânimo e faz-nos esquecer por breves instantes os momentos menos bons da n/ vida.

 Alda

