Adoro pickles, mas não do tradional  pimento e  pepino, gosto sim da couve flor, cenouras e cebolinhas. Mas infelizmente naqueles que compramos sempre vêm alguns desses legumes misturados que acabam no lixo, então porque não fazer eu propria os meus pickles, onde poderia colocar exactamente o que eu gosto.

Depois de pesquisar, resolvi tentar a minha sorte e colocar mãos a obra. E ficaram excelentes, sente-se perfeitamente o sabor dos legumes, com vinagre qb, e com todos os legumes aproveitados. E ainda com uma poupança de cerca de 3 euros em relação aos de compra ( isto comparando com marcas brancas, se for com outros de marca, então a diferença seria bem superior). E aqui estão nos frascos à espera de serem consumidos…

Ingredientes:

1 couve flor pequena

5 cenouras medias

6 cebolas pequenas

vinagre e sal

Tomilho opcional

Modo de preparação: Comece por arranjar os legumes, separar bem os raminhos da couve flor, descascar as cenouras e corta-las às rodelas com 0.5cm de espessura mais ou menos, e descascar as cebolas e coratá-las aos quartos.

Depois dos legumes bem lavados, deve branquea-los numa panela com duas medidas de agua por uma de vinagre e sal qb. ( o Branqueamento dos vegetais consiste em deita-los na água + vinagre a ferver, deixando-os cozinhar por um minuto retira-los e colocar num recipiente com água e gelo, para parar de imediato a cozedura.)

Dividir os legumes pelos frascos de vidros, de forma a ficarem bem apertados e colocar um ramo de tomilho. Depois juntar à àgua que usou para branquear os vegetais, mais duas medidas de vinagre, deixar ferver. Ainda quente colocar o liquido nos frascos até tapar os legumes, mas deixando cerca de um dedo até ao topo do frasco,. Fechar de imediato.

Colocar numa panela grande, um pano de cozinha no fundo e depois os frascos, e tapar os mesmos de água. Deixar a água ferver durante cerca de 10 a 15 min. e depois deixa-los arrefecer dentro da panela. Este processo é para conservar mais tempo. Se repararem nos frascos quando os forem abrir eles farão um click, indicativo da conservação bem efectuada.

Mãos à obra e Boa sorte!

Alda

Anúncios