Aqui em casa, como em todas as casas portuguesas a crise não nos larga, todos os dias temos que contar os tostões para conseguir que cheguem ao fim do mes, todos os dias temos que ponderar todas as compras e todos os dias deixamos de poder comprar determinados produtos….

Por isso em quantas mais coisas podermos poupar, fazendo nós em casa, melhor. Desta vez tentei fazer pêssegos em calda.

Já não fazemos muitas sobremesas cá por casa, é mais quando temos visitas, mas eu gosto muito de fazer semifrios, são faceis, rápidos, económicos e é uma sobremesa sempre apreciada por todos. Por norma é daquelas sobremesas que nunca falha. Gosto de fazer de morango quando estamos no tempo deles, ou então de pessego em calda.

A pensar nas sobremesas, na poupança, e aproveitando a época em que a fruta está bem mais económica, não custa nada tentar, e aqui estão eles:

A receita que segui foi a seguinte:

1,5Kg de pessegos

2 chávenas de açúcar

2 chávenas de água

1 pau de canela

casca de laranja

Começa-se por descascar e retirar o caroço aos pessegos e colocá-los em água fria com umas gotas de limão. Depois num tacho leva-se ao lume o açúcar, a água, a casca de laranja e o pau de canela, e deita-se ferver 4 min. Colocam-se as metades dos pêssego para dentro da calda e deixa-se ferver durante 2 min.

Retiram-se os pêssegos e colocam-se nos respectivos frascos, deixa-se a calda ferver mais uns 4 a 5 minutos para engrossar, retira-se a casca de laranja e o pau de canela e enchem-se os frascos com a calda.

Fecham-se os frascos de imediato e colocam-se numa panela tapados de água fria e deixam-se ferver durante 15 min, deixando os frascos arrefecer dentro de água na panela.

Esta quantidade de fruta deu-me 6 frascos, contabilizando todos os gastos, cada frasco ficou-me a 0.46€, a quantidade será a mesma de uma lata de compra das pequenas. Nada mau hein!

E estão aprovadissimos!

Alda

 

 

Anúncios